domingo, 15 de maio de 2011

Dimensionando seu laboratório

Bom dia !
Senhores,
essa semana me deparei com uma dúvida interessante, tinha comprado um No-break e fiquei na dúvida sobre como saber quantos ampares(a) ele suportaria já que a maioria dos equipamentos só dizem a amperagem, já outros só a potencia(w).Bom, assim tive que pesquisar por essas duas fórmulas e estou passando para vocês.

Calcular a potência elétrica de um equipamento(watts):
Fórmula 1:
P(w)=T(v) x C(a)

Legenda:
P=Potência=Watts
T=Tensão=Volts
C=Corrente=Amper
x=Multiplicação

Agora que já sabemos como calcular a potência vamos transformá-la em Volt-Ampere e assim saberemos calcular qualquer equipamento só precisando converter na fórmula.
Fórmula 2:
Va=P(w)/fp

Legenda:
Va= Volt-Ampere
P=Potência=Watts
fp= Fator de Potência

Bom, vamos realizar um exemplo para ficar bem claro a explicação.
Comprei um No-break de 700va, mas meus equipamentos em casa só marcam Amper, como faço para transformar 700va em Amper ?

1º Calculo
Saber a potência do meu No-break:
Fórmula:
Va=P(w)/fp
700va=P(w) / 0,7
P(w)=700va.0,7
P(w)=490

Sabendo a potência do No-break que é de 490W agora é só transformar em Amper com a outra fórmula.

2º Calculo
Encontrar resultado em Amper:
Fórmula 2:
P(w)=T(v)xC(a)
490w=127v x C(a)
C(a)=490w / 127v
C(a)=3,8

Pronto ! Com essas duas fórmulas dá pra saber como dimensionar sua rede comprando o No-break adequado e não sobrecarregando o mesmo.

Links:
- http://blog.webcalc.com.br/2006/05/03/e-possivel-converter-va-em-w/
- http://www.tecnicenter.org/aprender-electronica-%28-curso-continuado-%29/como-fazer-a-conversao-va-em-watts/
- Fabiano Linhares (Ajudou-me nas fórmulas, grande chefe) :-)

Espero ter ajudado.
Abraço.

Nenhum comentário: